201106-rachelcamara-site-fundo-08.jpg

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A Orientação Profissional é um processo que auxilia o indivíduo no momento da escolha ou redefinição da profissão. Serve não apenas para se ter um norte sobre o campo profissional a seguir, mas também como uma oportunidade de autoconhecimento, de alinhamento entre habilidades, características pessoais e profissão e na formação de identidade profissional.

Além de ajudar adolescentes no processo de escolha de sua primeira profissão, a OP contribui para o desenvolvimento profissional de jovens e adultos na retomada de suas carreiras; no resgate de seu propósito de vida; no planejamento de sua trajetória profissional de forma coerente aos seus anseios e valores pessoais.

É um processo amplo que permite o indivíduo ter contato consigo próprio, trabalhando o autoconhecimento, ressignificando suas crenças limitantes e validando suas fortalezas em busca do seu objetivo profissional.

O Orientador Profissional atua como facilitador do desenvolvimento individual.
Na abordagem clínica, cabe ao Orientador Profissional apoiar o orientando a consolidar sua identidade profissional, a refletir criticamente sobre histórico de vida, seus temores, inseguranças, fantasias e expectativas em relação à escolha ou transição de carreira de forma amadurecida e consciente. Apoiar a busca de possibilidades reais de inserção no mundo do trabalho, evitando posições extremadas ou ingênuas.

Testes ou ferramentas de autoconhecimento, de interesses e habilidades, assim como de traços de personalidade podem ser utilizados como elementos indicativos de caminhos a serem observados - recursos que facilitem a reflexão.

Por fim, o Orientador Profissional atua de forma neutra, embora seja presente e acolhedor, despido de julgamentos ou preconcepções, de modo a permitir a livre expressão do orientando.

A Orientação Profissional pode ser realizada por todos aqueles que buscam suporte em suas decisões profissionais, independente de idade, escolaridade ou momento/fase da vida.

O processo de orientação profissional é realizado em 8 a 10 encontros com duração de 50 minutos cada.

201106-rachelcamara-site-fundo-01a.png

Quer saber mais?